sábado, 23 de janeiro de 2010

História do Carnaval






Uma das festas mais populares do nosso país é o Carnaval, de norte ao sul do país foliões do Brasil inteiro pulam, dançam e se divertem. Selecionei um texto muito interessante para auxiliar na compreensão dessa manifestação da nossa cultura e, as evoluções que o Carnaval sofreu ao longo dos anos pois, como sabemos a História está em constante movimento.


As origens do Carnaval

Criado como uma forma de aliviar as tensões antes do período cristão da quaresma, o Carnaval surgiu na Idade Média. Da Europa para o mundo, em nenhum lugar a festa foi tão difundida e modificada como no Brasil, onde o povo teve participação ativa.

A seguir acompanhe uma linha do tempo da evolução do Carnaval no Brasil, especificamente no Rio de Janeiro que foi onde tudo começou.

Século 16: O primeiro Carnaval foi o entrudo, em que se faziam brincadeiras com lama, cinzas, farinha e até mesmo fezes! Muito criticado por ser fonte de brincadeiras violentas, passou a ser reprimido a partir de 1841 mas, durou até o século 20, coexistindo com bailes e blocos de maneira quase que clandestina.

Bailes de máscaras (1835): São realizados os primeiros bailes de máscaras no Rio de Janeiro. Inspirados nas festas parisienses, eles surgiram como desejo da elite por uma diversão sofisticada, em vez das brincadeiras grosseiras do entrudo.

Criação das associações carnavalescas (1851): Fundação da primeira associação carnavalesca chamada de Fundação do Congresso das Sumidades. Criada com a intenção de promover bailes, desfiles de mascarados, tornando-se assim muito populares no século 19.

1886 - Alternativa para o povão: Fundação do Cordão Estrela da Aurora. Os cordões seriam uma opção mais barata e popular do que as sociedades. Eram destinados a uma camada mais pobre da população e eram temidos por alguns devido à presença de capoeiristas que naquela época eram mal vistos pela polícia e a sociedade.

1916 - o Nascimento do samba: Tia Ciata era uma baiana muito famosa no início do século 20, em sua casa reuniam-se vários compositores. Era um ponto de encontro onde as pessoas cantavam e dançavam. A música Pelo Telefone (primeiro registro de um samba) foi gravado por Donga que era um frequentador das rodas de samba de Tia Ciata.

1928 - Surgimento da primeira escola de samba: A Deixa Falar foi a primeira escola de samba a ser fundada. A origem do termo escola de samba é explicado por causa da proximidade da sede da Deixa Falar com a Escola Normal (escola onde se formavam professores). o fundador da Deixa Falar foi o sambista Ismael Silva.

1932 - Realização do primeiro concurso oficial das escolas de samba: O primeiro concurso das escolas de samba tem importância porque revelou para o Carnaval uma das mais tradicionais escolas de samba do Brasil e o seu maior nome: Cartola. A vencedora do concurso foi a Mangueira, escola de samba fundada no Rio de Janeiro em 1928. O responsável pelo nome, cores e organização da escola foi ninguém menos do que Agenor de Oliveira, que na época estava com 19 anos. Quem era Agenor de Oliveira? O grande Cartola!

1965 - Desfiles de bandas e protesto ao regime militar: É realizado o primeiro desfile da Banda de Ipanema, criada pelo agitador cultural Albino Pinheiro e pela turma do jornal O Pasquim, entre eles o grande cartunista Ziraldo (do menino maluquinho). Os desfiles da banda eram um símbolo de irreverência e protesto nos primeiros anos da ditadura militar em nosso país.

1976 - Uma escola considerada "pequena" ganha o Carnaval: A Beija-Flor sob o comando do carnavalesco Joãosinho Trinta, ganha o concurso do Carnaval daquele ano. Sendo uma escola na época de porte pequeno, surpreende e encanta a todos com suas fantasias luxuosas.

1984 - Inauguração da Sapucaí: Nesse ano foi inaugurado o sambódromo e também foi criada a Liga Independente das Escolas de Samba. Podemos chamar essa fase como a profissionalização da festa, as transmissões dos desfiles passam a ser cobradas. É o início da era do Carnaval como o conhecemos hoje.


Material de apoio/Fonte de pesquisa: Revista Aventuras na História - ed.55 - fev/2008.

Para saber mais acesse: http://www.aventurasnahistoria.com.br/, lá você encontra ótimas reportagens sobre temas históricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário