sábado, 20 de fevereiro de 2010
Mosaico diferente
Essa proposta é bem interessante para trabalharmos com mosaicos em sala de aula, o resultado fica muito bacana.
Objetivos
★ Apresentar materiais de texturas diferentes
★ Coordenação motora
Pode-se realizar pintura sobre diversos materiais: papel, madeira, tecido, cerâmica, etc. E cada um deles oferece um desafio diferente ao pintor. Em alguns, é preciso aplicar pinceladas mais leves, em outros, mais fortes. Esse conhecimento de texturas diversas pode ser muito enriquecedor na aula de Arte, estimulando não apenas a criatividade das crianças, como também sua coordenação motora ao lidar com materiais mais frágeis, mais fáceis ou mais difíceis.
Materiais
★ 1 retângulo de madeira
★ 1 retângulo de madeira
★ Pasta para modelagem
★ Pincel
★ Colher
★ Papel toalha
Confecção de colméia
Essa atividade pode ser feita tanto nas salas de ed.Infantil quanto nas de Ens.fundamental. Eu utilizei no projeto sobre insetos na ed.infantil, é muito fácil de fazer, fica bem bonita e as crianças adoraram!
Modelo de máscara africana
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Os períodos da História
A humanidade, como se sabe, é constituída por muitos povos. E cada um deles tem o seu jeito de ser e viver. Diferentes povos criaram diferentes calendários, ou seja, diferentes modos de contar e dividir o tempo. Para dar início à contagem do tempo, cada povo escolheu uma data que lhe é importante.
Os judeus, por exemplo, começam a contar o tempo a partir da criação do mundo. Para eles, este fato ocorreu 3761 anos antes do nascimento de Cristo.
Já os mulçumanos, que seguem a religião criada por Maomé, contabilizam o tempo a partir de sua ida a cidade de Meca para Medina (na atual Arábia Saudita). Esse fato, segundo o nosso calendário, ocorreu no ano 622 do nosso calendário.
Os cristãos, por sua vez, escolheram o nascimento de Cristo para dar início à contagem do tempo. Este fato foi tomado como marco do calendário cristão.
Periodização da História: Tradicionalmente, divide-se a história em cinco grandes períodos:
Pré-história :
Começa com o surgimento dos primeiros homens, aproximadamente dois milhões de anos até a invenção da escrita, em cerca de 4000 a.C.
Começa com o surgimento dos primeiros homens, aproximadamente dois milhões de anos até a invenção da escrita, em cerca de 4000 a.C.
Idade Antiga: de 4.000 a.C. até a queda do Império romano do Ocidente no ano de 476.
Idade Média: de 476 até a invasão cidade de Constantinopla (atual Istambul) pelos turcos, em 1453.
Idade Moderna: de 1453 até o início da Revolução Francesa, em 1789.
Muitos estudiosos, porém, criticam esta divisão por diversos motivos.
Primeiro, porque esta divisão valoriza os fatos importantes para os povos da Europa e desconsidera o que se passava, por exemplo, na África ou na Ásia.
Terceiro, porque ainda há povos que não utilizam a escrita, o que não quer dizer que não possuam uma história.
Conhecer esta divisão, facilita a compreensão e produção de textos históricos.
Primeiro, porque esta divisão valoriza os fatos importantes para os povos da Europa e desconsidera o que se passava, por exemplo, na África ou na Ásia.
Terceiro, porque ainda há povos que não utilizam a escrita, o que não quer dizer que não possuam uma história.
Conhecer esta divisão, facilita a compreensão e produção de textos históricos.
Fonte: BOULOS Jr.,Alfredo. cColeção História, Sociedade & Cidadania.
Assinar:
Postagens (Atom)