sábado, 23 de janeiro de 2010

Algumas marchinhas de Carnaval (letras)




Selecionei algumas marchinhas de Carnaval que são muito populares até hoje. Acredito, que será bem interessante desenvolver o trabalho pedagógico do tema Carnaval aliando-o a disciplina de Música. Deixo como sugestão aos colegas que seja solicitado que os alunos pesquisem sobre marchinhas de Carnaval e apresentem para a turma. Confecção de cartazes, de um livro coletivo com as marchinhas também seria muito bacana, com as turminhas de alfabetização poderíamos trabalhar com a confecção de textos coletivos. Um ponto importante para se explorar com os alunos maiores (4º e 5º anos) é o caráter crítico de algumas canções que podem, através de suas letras denunciar problemáticas sociais, revelar o cotidiano de uma sociedade ou simplesmente ter como objetivo a diversão.

Essas são apenas algumas sugestões, é possível explorarmos o tema com diversas atividades. Espero ter sido útil e até a próxima!

Letras
A Bruxa
Composição desconhecida

Ai,
A bruxa vem aí,
E não vem sozinha,
Vem na base do saci.
Pula, pula, pula,
Numa perna só,
Vem largando brasa,
No cachimbo da vovó.

Acorda, Maria Bonita
Compositor(es): Antônio Dos Santos
Acorda Maria Bonita,
Levanta vai fazer o café,
Que o dia já vem raiando,
E a polícia já está de pé,
Se eu soubesse que chorando,
Empato a tua viagem,
Meus olhos eram dois rios,
Que não te davam passagem,
Cabelos pretos anelados,
Olhos castanhos delicados,
Quem não ama a cor morena,
Morre cego e não vê nada.

Ali-babá
Compositor desconhecido

Ali, Ali, Ali, Ali-Babá,
Ali, Ali, Ali, vem pra cá,
Você matou quarenta ladrões,
Mas aqui, tem as milhões !

Venha ver Ali,
Minha vida aqui,
Trabalho, trabalho e vivo mal,
Com você Ali,
Vai melhorar aqui,
Vai ser maior, o nosso carnaval !

Allah-la Ô
Compositor(es): Haroldo Lobo E Nássara
Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô,
Mas que calor, ô ô ô ô ô ô
Atravessamos o deserto do Saara,
O sol estava quente,
Queimou a nossa cara,
Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô,

Viemos do Egito,
E muitas vezes,
Nós tivemos que rezar,
Allah! allah! allah, meu bom allah!

Mande água pra ioiô,
Mande água pra iaiá,
Allah! meu bom allah.

Õ Teu Cabelo Não Nega
Compositor(es): Lamartine Babo E Irmãos Valença

O teu cabelo não nega
Mulata
Porque és mulata na cor
Mas como a cor não pega
Mulata
Mulata quero o teu amor
Tens um sabor
Bem do Brasil
Tens a alma cor de anil
Mulata, mulatinha, meu amor
Fui nomeado teu tenente interventor
Quem te inventou
Meu pancadão
Teve uma consagração
A lua te invejando fez careta
Porque mulata, tu não és deste planeta

Quando meu bem
Vieste à terra
Portugal declarou guerra
A concorrência então foi colossal
Vasco da Gama contra um Batalhão Naval.

Outras letras de marchinhas estão disponíveis em www.letras.terra.com.br/marchinhas-de-carnaval


















Nenhum comentário:

Postar um comentário