segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Trabalhando com imagens: Análise de telas e gravuras.

O trabalho pedagógico em sala de aula torna-se muito interessante, quando passamos a utilizar em nossas atividades os recursos das obras de arte aliadas a História. A análise de telas e gravuras possibilita aos alunos o desenvolvimento do senso crítico e a ampliação do conhecimento sobre a trajetória do nosso país, descobrindo assim que os documentos escritos não são as únicas fontes para interpretar o passado.
É preciso ter cuidado em sua utilização pois, há a necessidade de conscientizar os alunos de que as obras de arte não são retratos fiéis da realidade porque nenhuma imagem é isenta da subjetividade de quem a produziu e mais ainda, é preciso conhecer o contexto político, histórico e social em que essa obra foi produzida, se faz necessário conhecer a mentalidade da época.
A leitura de imagens em História se bem feita torna-se uma importante estratégia de ensino.
Objetivos do trabalho com imagens em História:
  • Estimular o senso crítico;
  • Facilitar a compreensão de fatos históricos;
  • Sensibilizar para a análise de questões sociais;
  • Ampliar a formação cultural;

O passo-a-passo para auxiliar o seu aluno a interpretar imagens:

  • Incentivar a busca de respostas para as seguintes perguntas: qual a natureza do documento? Quem o produziu? Qunado? Com qual objetivo? Como chegou até nós? Qual a questão central dele? Que tipo de mensagem o autor quer transmitir? Que avaliação você faz dele? Em sua opinião, existe algo que esteja subentendido nele? Como ele nos permite conhecer o passado?
  • Discutir o fato de que um quadro é uma representação da realidade. Isso porque, quanto mais colorido e bem traçado, maior a tendência de ele ser confundido com o real.
  • Pedir que os alunos façam uma descrição minuciosa das obras, estimulando-os a verificar enquadramento, ponto de vista, plano, técnicas (foto, pintura, litografia, etc.) e outros detalhes que poderiam passar despercebidos em uma observação menos atenta.
  • Alertar para a necessidade de considerar possíveis elementos ausentes na cena. Eles podem revelar uma nova interpretação daquele momento.
  • Além de analisar imagens de forma isolada, propor a comparação de trabalhos sobre um mesmo tema de autoria de artistas diversos com diferentes percepções.

Será possível dessa maneira a compreensão de que os fatos históricos não mudam, o que muda é a forma como são interpretados, sejam por documentos escritos, pinturas, filmes, literatura, etc. O aluno realizará em classe um trabalho parecido com o dos historiadores que utilizam diversos documentos como fontes de pesquisa e os analisam buscando conclusões.

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